Saúl Neves de Jesus nasceu em 1965, em Olhão.

É Professor Catedrático da Universidade do Algarve, desde 2003, e possui um vasto currículo académico e científico, tendo já obtido diversos prémios nacionais e internacionais.

No domínio das artes, começou com a fotografia, tendo realizado a sua primeira exposição individual com 18 anos de idade, em 1987, na Biblioteca-Museu da Câmara Municipal de Olhão. Em 2006 começou a produzir trabalhos artísticos utilizando a técnica de fotopintura, tendo realizado várias exposições individuais em várias cidades de Portugal, Espanha e Brasil, bem como participado em diversas exposições coletivas.

Mais recentemente tem vindo a aprender e a diversificar as técnicas artísticas, nomeadamente desenho, pintura, escultura, instalação, arte digital e audiovisual, tendo já produzido mais de duas centenas de obras artísticas. Em particular, utiliza uma técnica mista em que integra, na mesma tela, para além da fotografia e da pintura, também a escultura e o filme de curta-metragem, numa perspetiva integrativa e complementar das diversas artes visuais. Procura ainda integrar as artes visuais com a arte escrita, incluindo poemas nos seus quadros. Também tem revelado alguma produção no âmbito da arte escrita, tendo já publicado vários livros de poesia.

Embora seja autodidata, tem procurado aprender e desenvolver competências ao nível de técnicas mais específicas, tendo por exemplo realizado um curso de escultura em bronze pelo “método de cera perdida” (2009).

No ano de 2014 realizou um pós-doutoramento em Artes Visuais, na Universidade de Évora, centrado sobre o tema “Entre a ciência e as artes visuais. Pontes para uma aproximação”.

 

 

Endereço eletrónico: snjesus@ualg.pt

Sítio na internet:

http://w3.ualg.pt/~snjesus

https://saul2017.wixsite.com/saul

https://saul2017.wixsite.com/artes

APRESENTAÇÃO

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now